Quando falamos da tática ou estratégia a usar num jogo, nunca podemos deixar de parte três aspectos que contribuem para que o sistema tático adotado atinga os objetivos preestabelecidos.
Um treinador quando prepara a sua tática tem sempre três tipos de táticas a estudar para o jogo, a tática individual, a tática de grupo e a tática colectiva, tendo todas elas que ser levadas em consideração pelo treinador.
A tática Individual trata-se da função que cada jogador tem de desempenhar, dentro da proposta colectiva, o treinador precisa de estabelecer de maneira clara e eficiente o papel de cada um dentro de campo, desde o guarda-redes até ao avançado. Dentro da tática individual estão ainda as orientações sobre a movimentação de cada jogador, a postura ofensiva e a defensiva.
Quando falamos em planeamento dirigido de um sector específico, estamos a falar da Tática de Grupo. A tática de grupo envolve as atribuições de cobertura, apoio á marcação, linhas de passe e triangulações, ocupação de espaços e aberturas. Por exemplo quando atribuímos as funções do sector do lado direito, onde envolve os jogadores que jogam pela direita do campo, estamos a falar de tática de grupo.
Como o futebol é um jogo colectivo, um jogador não consegue jogar sozinho, mesmo que tenha planeado bem as suas funções para o jogo (tática individual), todos precisam saber como auxiliar o colega de equipa, quer seja na marcação, nas movimentações defensivas bem como nas atacantes.
Por fim temos a Tática Coletiva que se trata do planeamento adotado para toda a equipa, esta tática tem como objetivo interligar e coordenar as táticas de grupo.
O sucesso da tática que a equipa vai adotar, depende muito da maneira como o treinador preparou as funções de cada jogador (tática individual) e as movimentações ordenadas de cada sector (tática de grupo).
Assim podemos dizer que a estratégia de jogo só funciona se estes três tipos de táticas estiverem bem definidos e funcionarem ao máximo, porque se um jogador falhar na sua função, isso vai alterar as funções dos outros jogadores, alterando assim o rumo da equipa.
O treinador tem que ser um líder e definir com clareza as suas estratégias para o jogo, desde as individuais às da equipa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário