Anteriormente, falei sobre a importância que a táctica tem no futebol moderno. Desta vez vou continuar a dar ênfase a táctica mas relaciona-la com a técnica, duas vertentes pertencentes ao jogo, de que formas se relacionam e que vantagens podemos tirar dessa relação.
O futebol tem-se caracterizado pela evolução do treino individual do atleta e colectivo da equipa tanto no campo (físico, técnico e táctico), como no apoio (psicológico clinico e administrativo).
O fundamento técnico no futebol é uma ação necessária por parte do atleta para participar no jogo, todos os atletas durante um jogo têm a necessidade de passar, de dominar, de conduzir e de rematar a bola. Em vários momentos do jogo, como no defensivo, a marcação e o desarme são ações habitualmente realizadas pelos jogadores, já nos momentos ofensivos, o remate e a simulação também são ações que os jogadores utilizam várias vezes.
O treino técnico tem como objectivo desenvolver, evoluir, aprimorar ou aperfeiçoar os diversos fundamentos específicos do futebol para facilitar a habilidade do atleta no jogo.
O treino tático por sua vez, é a forma da equipa jogar, de se posicionar dentro das quatro linhas de maneira a atingir o objectivo planeado para aquele jogo.
Assim entende-se que o fundamento tático depende do técnico, pois para atingir os objetivos do jogo, a equipa depende da forma como os seus jogadores estão preparados tecnicamente.
A tática de jogo é o objectivo para qual a técnica é usada pelos jogadores. Com isto pretendo dizer que, a tática orienta os objetivos da técnica utilizada pelos jogadores, levando-os a ter um objectivo para cada passe, simulação, remate, drible, desarme, entre outras ações técnicas. Traduzindo isto para um exemplo pratico, por exemplo, vamos supor uma situação de contra - ataque de uma equipa, é muito simples e realiza-se por fazer um passe longo para um jogador bem colocado na frente. Nesta situação, as ações realizadas pelos jogadores, passa, pelo passe e recepção e para finalizar a jogada o jogador mais adiantado terá que fazer outro tipo de ações técnicas como a simulação ou a condução de bola até efetuar o remate.
O que são ações técnico – táticas?
As ações técnico – táticas são as ações realizadas pelos jogadores, cuja a ação que é realizada pelo jogador (técnica) tem um objectivo já planeado (táctica). Uma combinação tática é composta por várias ações técnico-táticas, sendo estas ações a simulação, o passe, a recepção e a desmarcação, por exemplo. Assim podemos entender que as ações técnico-táticas são aquelas em que os jogadores utilizam, com base a resolverem as mais variadas situações frequentes no futebol.
Durante um jogo de futebol, o primeiro problema que o jogador enfrenta tem natureza tática. Em primeiro lugar, deve saber o que fazer, o que foi planeado e qual a estratégia para atingir o objectivo, só depois tem de colocar em prática as suas capacidades motoras e não só, para resolver os problemas que o próprio jogo proporciona.
A importância da decisão faz parte do nível mais elevado, através de uma leitura completa e correta, o jogador conseguirá tomar uma melhor decisão, esta decisão depende de vários factores, como a experiencia do atleta. Os atletas devem possuir recursos específicos para realizarem uma ação fundamentada na hora de decidir. Estes recursos são nada mais que a técnica.
A capacidade tática do jogador esta sobre a técnica, pois durante uma partida, os factores de execução técnica são sempre determinados por um contexto tático. Isto quer dizer que, a partir da técnica, o jogador aplica os conceitos táticos, servindo assim com inteligência a sua equipa.
Concluindo, na prática, a tática e a técnica estão dependentes uma da outra, pois as habilidades técnicas do atleta estão relacionadas com a leitura e a decisão desse atleta. A tática estruturada pelo treinador para aquele jogo pode ser a melhor, mas se um jogador não tiver qualidades técnicas, como por exemplo ao nível do passe, do domínio da bola, da condução de bola e até do remate, aquela tática nunca vai resultar. Para que a tática funcione os jogadores têm que saber decidir de forma correta, lendo bem o jogo e executando bem em prol da equipa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário