Agora focando o assunto mais no futebol.
Embora não seja uma guerra, o futebol é um confronto entre duas "nações", representadas pelos seus "guerreiros" dentro das quatro linhas.
As equipas são compostas por três setores - a defesa, o meio campo e o ataque - existindo a necessidade de se aplicar um sistema, responsavel pela coordenação das partes entre si, onde o treinador tem que transformar o conjunto de 11 jogadores (no caso de futebol 11) numa estrutura organizada.
É aqui, quando o treinador precisa de organizar a sua equipa, que aparece a tática.
A tática pode ser considerada como um dos fatores mais amplos e mais ricos, quando se pretende alcançar índices positivos de forma objetiva. É o resultado final de uma preparação em que se interdependem o estado físico e técnico de uma equipa.
Por tática futebolística entende-se um jogo planeado de modo racional no qual se tira proveito de todas as situações favoráveis, para dominar o adversário e, consequentemente, conseguir a vitória.
Por outro lado, sistema de jogo é a forma preestabelecida de atuação da sua equipa com a distribuição adequada dos atletas em campo, quando são obedecidas formas definidas de atuação, como exemplo temos alguns sistemas táticos, como o 4-4-2, 4-3-3, etc.
Mas, a tática não se reduz somente ao sistema de jogo definido pelo treinador, mas também, às razões do fazer, que orientam as ações que a própria situação exige.
O uso da tática é indispensável nos desportos coletivos. No futebol, não basta chutarmos a bola em direção à baliza e fazer golo. A questão principal é saber para quê, quando e como executar determinada ação, levando em consideração que as situações que ocorrem no futebol são imprevisíveis e exigem constantes adaptações.
Devemos compreender a dinâmica tática para sabermos como agir numa situação real de jogo individualmente e coletivamente.
E PARA TI PARA QUE SERVE A TÁTICA NO FUTEBOL ?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário